
Talvez você não possa fazer exatamente igual cada bom hábito que descreverei, como por exemplo por motivos pessoais diversos como horário do trabalho, horário dos estudos, etc.; entretanto, executá-los se aproximando o máximo possível deles já será suficiente! Vamos aos hábitos?
Não coma antes de dormir: sua última refeição, a janta às 17:00 h, deve ser leve, como uma boa sopa, não muito quente para não lhe machucar o estômago ou as vias digestivas, não muito salgada para não lhe dar dor de cabeça, e natural, rica em nutrientes (evite sopas pré-fabricadas que possuam conservantes ou
glutamato monossódico, que pode causar dor de cabeça em certas pessoas); ou um suco de frutas bem liqüidificado, com biscoitos; um café com leite, acompanhado de biscoitos ou de um pedaço de bolo simples (sem recheios ou cremes) também pode ser uma boa opção! Caso você coma muito na janta ou, pior, exatamente antes de dormir, todos os seus órgãos do aparelho digestivo (estômago, fígado, rins, etc.) serão obrigados a continuar trabalhando durante o sono, e, ao acordar, você se sentirá muito cansado por conta disso, tendo talvez até a desagradável sensação de “não ter dormido”; assim, coma pouco.
Seu horário ideal para já estar deitado para dormir é às 20:00 h. Por que tão cedo? Está provado cientificamente que, em termos de repouso e benefício ao organismo, cada hora dormida antes da meia-noite vale por duas das dormidas após!!! O gráfico do ciclo metabólico do corpo humano que você verá a seguir demonstra este e outros hábitos deste capítulo. Se quiser, beba um pouco de chá de camomila morno (quente pode dar úlcera; se mesmo morno o chá lhe causar mal ao estômago, tome frio) ou um pouco de leite antes de deitar.